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VEJA A CERVEJA
(Renato Suttana)
Muitos anos de propaganda de cerveja
parecem ter entorpecido nossos sentidos. Deve ter havido no mundo
alguma época em que não foi assim, mas hoje podemos apenas
conjeturar. Talvez os nossos pais ou os nossos avós tenham vivido
num tempo em que se podia andar pelas ruas ou entrar nos bares sem
ser assediado pela convocação à bebedeira e a seus congêneres.
Evidentemente, não queremos supor que não fossem assediados, porém é
possível crer que em épocas mais remotas nossos parentes fossem
capazes pelo menos de espantar-se. Espantados, quem sabe até
reagissem, isto é, se mostrassem menos sensíveis às solicitações.
Teria o tempo produzido sobre o público outro efeito além do
entorpecimento?
Um espectador de televisão que se vê
diante de uma propaganda de cerveja ou de outra coisa qualquer tem
menos condições de reagir hoje em dia. Como se o hábito, o costume,
a verdadeira familiaridade com que os reclames comerciais entraram
em nossas vidas nos tivessem deixado mais lentos, menos sagazes para
perceber aquilo a que nos querem levar, reagir diante deles vai aos
poucos se tornando uma arte, um verdadeiro ofício de especialistas.
E não é que isso seja ruim, no sentido mais desagradável do termo –
pelo menos, não é que seja ruim para quem promove a divulgação de
produtos –, mas é fato que junto com o entorpecimento veio também
uma diminuição em nossa capacidade de resposta. Excessivamente
estimulados, tornamo-nos cada vez menos capazes de espanto (já que
não se trata propriamente de reagir àquilo que a propaganda
propõe) – o que, sem dúvida, estará levando os divulgadores a certas
situações muito próximas do impasse.
Quanto menos o público se espanta, mais
urgente se torna a necessidade de procurar soluções, como se a
criatividade dos divulgadores tivesse de aumentar na proporção
inversa da imaginação dos consumidores. Esse é certamente o maior de
todos os perigos, pois uma vez exauridas as forças do público não é
possível esperar grande coisa. Entretanto, se os divulgadores
insistem no jogo, a insistência mostra não só que os seus negócios
dependem de um aumento cada vez mais acentuado de pressão na busca
por idéias originais, como também de uma adaptação do público a esse
aumento de pressão. Há um limite para isso? De certo modo, a
propaganda nos ensinou que sempre se pode agüentar por mais um
tempo. Mas também nos mostrou que, quando a pressão ameaça tornar-se
insuportável, a saída está do outro lado – daquele lado onde toda
pressão se converte em seu oposto, que é a ausência total de pressão
ou o esquecimento de que ela um dia existiu.
O excesso de familiaridade traz a
vantagem de se poder ter sempre a ilusão de que o caminho foi
aplainado. Uma das conseqüências é que, muitas vezes, o elemento
verdadeiramente original da propaganda se vê empurrado para o fundo,
passando a pertencer ao setor das redundâncias e dos subentendidos.
O que dizer a esse respeito? De certo modo, a propaganda que leva a
originalidade para o campo dos subentendidos vai tomando ultimamente
certos ares de protocolo. Pouca gente teria coragem de afirmar que
tudo aquilo que vê na televisão, nos jornais ou nos cartazes que são
afixados nas paredes dos bares contém, de fato, surpresas
para o público. Como se este fosse hoje não apenas um convidado que
visita irregularmente algum amigo, mas um verdadeiro parente, a quem
já não é necessário apontar o lugar onde deve sentar-se quando entra
na casa, a propaganda alcançou, finalmente, aquele ponto em que pode
dispensá-lo das surpresas. Ele sabe o que fazer e sabe onde
sentar-se, e provavelmente conhecerá a posição de todos os cômodos,
mesmo daqueles que só interessam aos moradores da casa ou aos
empregados.
Mas é correto supor que ele esteja assim
tão à vontade nesse ambiente que nem sempre é hospitaleiro?
Imaginamos que em algum lugar de tudo isso alguém se sentirá
incomodado. Talvez no fundo ainda seja possível até mesmo desconfiar
e temer que o excesso de familiaridade seja o melhor caminho para o
desastre. Não importa que o jingle da campanha publicitária se
conclua com um “ou seja, cerveja”. A conclusão a tirar bem pode ser,
antes, a menos óbvia ou a que menos se espera das premissas –
obrigando-o a se levantar de um salto e a procurar o caminho da
porta. Óbvias em seu aspecto familiar e comezinho, as campanhas
conteriam talvez um elemento de incômodo, como uma tábua que,
apalpando, descobríssemos de repente escondida debaixo do
estofamento – tábua cuja presença só nos restaria suportar.
Ocorre que, para perceber tal situação,
o público precisa dar seqüência ao raciocínio, tirando as suas
próprias conclusões. Seria capaz de fazer isso após tantos anos de
entorpecimento? Num certo sentido, sua posição é a de quem está
apenas olhando, mas olhar é o mesmo que se comprometer – e quem se
compromete não pode fingir que não viu. Na vida atual, a
familiaridade e até mesmo uma certa intimidade folgazona que é a da
propaganda quando se insinua em nosso modo de ver o mundo e em nosso
cotidiano não permitem pensar diferente. Porém falar em cotidiano é
ainda um modo impreciso e talvez impróprio de abordar a questão,
porque o que está em jogo parece ser uma promessa eterna de que
poderemos escapar dele, de que, tornado lugar-comum, um longo
feriado se declarou de uma vez por todas em nossas vidas,
restando-nos apenas comemorá-lo enquanto bebemos uma cerveja.
É provável que nossos pais não tenham
conhecido tais coisas. Mas é provável também que, em sua própria
época, eles tenham sonhado com elas – à sua maneira, por certo, e
sem que ninguém precisasse dizer-lhes isso durante todas as horas do
seu dia. Essa é a diferença que os distancia de nós e que, ao
olharmos para a nossa época, faz com que nos sintamos ao mesmo tempo
desconfortáveis, estranhos e, inexplicavelmente, recompensados.
junho de
2007
(Leia também Adendos e
Espinhos - livro de crônicas de Renato Suttana) |