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O GRANDE ESCRITOR VISTO DE COSTAS

 

(Robert Musil)

 

É quase evidente demais para ser comentado: desde que se haviam convencido de que a seriedade do empreendimento não pedia maiores esforços, seus ilustres convidados comportavam-se como seres humanos, e Diotima, vendo sua casa repleta de agitação e espírito, ficou decepcionada. Como alma nobre, não conhecia a lei da cautela, segundo a qual na vida particular nos portamos ao contrário da vida profissional. Não sabia que os políticos tomam seu lanche lado a lado amigavelmente depois de terem-se chamado de ladrões e vigaristas na Câmara. Sabia que juízes que, como juristas, condenaram um infeliz a pesadas penas, depois da sessão do tribunal lhe apertam a mão com simpatia como seres humanos, mas não tivera nenhuma objeção a isso. Ouvira contar por vezes que fora de sua duvidosa profissão freqüentemente bailarinas são exemplares mães de família, e até achava isso comovente. Também lhe parecia um belo símbolo os príncipes tirarem às vezes a coroa para serem unicamente gente. Mas ao perceber que também príncipes do espírito dão suas voltas incógnitos, achou aquela dupla postura muito estranha. Que paixão é essa, que lei fundamenta essa tendência geral, e faz com que homens fora da profissão não queiram ser os homens que são dentro dela? Depois de encerrado o expediente, quando estão de bom humor, parecem exatamente como um escritório arrumado, com o material de trabalho nas gavetas e as poltronas sobre as mesas. Cada homem é feito de dois homens e não se sabe se é de manhã ou à noite que voltam a si mesmos.

 

Embora a lisonjeasse o amado de sua alma ser apreciado por todos os homens que ela reunira e conviver especialmente com os mais jovens, como seu líder, por vezes ficava desanimada ao vê-lo enredado naquela agitação, achando que um príncipe do espírito não deveria se permitir tanto convívio com os espíritos mais vulgares, nem deveria ser tão acessível ao mercado instável das idéias.

 

O motivo residia no fato de Arnheim não ser um príncipe do espírito mas um grande escritor.

 

O grande escritor é o sucessor do príncipe do espírito, e, no mundo intelectual, corresponde à sucessão dos príncipes pelo homem rico, realizada no mundo político. Assim como o príncipe do espírito faz parte do tempo dos príncipes, o grande escritor pertence ao tempo das grandes batalhas e grandes casas comerciais. É uma forma especial de ligação do espírito com as grandes coisas. O mínimo que se pede de um grande escritor é que tenha um automóvel. Precisa viajar muito, ser recebido por ministros, dar conferências; dar aos líderes da opinião pública a impressão de representar uma força da consciência que não se deve menosprezar; é o encarregado-de-negócios do espírito da nação, quando se trata de provar no exterior que somos humanitários; em casa, recebe convidados notáveis, e além disso ainda precisa cuidar de seus negócios, que tem de tratar com a agilidade de um artista de circo em quem não se deve perceber o esforço despendido. Pois o grande escritor de modo algum é o mesmo que um escritor que ganha muito dinheiro. Ele não precisa ter escrito o "livro , mais vendido" do ano ou do mês, basta que não tenha objeções contra esse tipo de avaliação. Está em todas as comissões julgadoras de premiações, assina todos os manifestos, escreve todos os prefácios, faz todos os discursos de aniversário, manifesta-se sobre todos os fatos importantes, e é chamado por toda parte onde se precisa mostrar serviço. Em todas as suas atividades o grande escritor jamais representa a nação inteira, apenas sua parte progressista, a camada selecionada que é grande, é quase a maioria, e isso o envolve numa constante tensão espiritual. Naturalmente é a vida atual que leva à grande indústria do espírito, assim como inversamente a indústria preme em direção ao intelecto, à política., ao domínio da consciência pública; os dois fenômenos se tocam no centro. Por isso, o papel do grande escritor não se liga a uma pessoa determinada, mas coloca sua figura no tabuleIro de xadrez .social, com a regra do jogo e as obrigações de seu tempo. As pessoas bem-intencionadas desse tempo dizem que pouco lhes adianta alguém ter espírito (existe tanto dele que um pouco mais, ou um pouco menos, não importa, e todos pensamos ter o suficiente), mas que se precisa combater a barbárie, e por isso se deve mostrar, ver, fazer agir, o espírito; e como, para isso, o grande escritor é ainda melhor do que um escritor maior, o que talvez poucas pessoas consigam entender, todos se esforçam para que a grandeza apareça em tamanho grande.

 

Se compreendermos o caso sob esse prisma não se pode censurar seriamente Arnheim por ele ser uma das corporificações primeiras, experimentais, embora bastante perfeitas, dessa condição, já que ele era talentoso para isso. Pois a maioria dos escritores gostariam de ser grandes escritores, se pudessem. Porém, isso é como com as montanhas: entre Graz e Sankt Pölten há muitas que gostariam de parecer o Monte Rosa, só que são baixas demais. A condição indispensável para ser grande escritor é escrever livros ou peças teatrais que sirvam para todos os níveis de leitor. E preciso fazer efeito, para poder então fazer boas realizações; esse princípio fundamenta a existência do grande escritor. É um princípio maravilhoso, que defende contra as tentações de solidão, é o próprio princípio goethiano do sucesso: basta nos mexermos neste mundo amável e o resto virá por si.

 

Quando um escritor começa a fazer efeito, sua vida se modifica. Seu editor pára de dizer que um comerciante que resolve ser editor parece um idealista trágico, porque ganharia muito mais vendendo tecidos ou papel branco do que vendendo livros. A crítica descobre nele objeto digno de seu trabalho, pois críticos nem sempre são gente ruim, são apenas, por força dos tempos adversos, ex-poetas líricos que precisam encostar o coração em alguma coisa, para desabafar; são poetas líricos do amor, ou da guerra, conforme o capital interior que precisem aplicar favoravelmente, e é compreensível que prefIram aplicá-lo no grande escritor e não no escritor comum. Naturalmente, cada pessoa tem uma capacidade limitada de trabalho, e seus melhores esforços aplicam-se às novidades brotadas anualmente das canetas dos grandes escritores. Assim, estes tornam-se as cadernetas de poupança intelectual da nação, na .medida em que cada um provoca interpretações críticas que não são apenas explicações, mas aplicações, e para o restante pouco sobra. Mas isso só assume grandes proporções com os ensaístas, biógrafos e historiadores instantâneos que fazem suas necessidades em cima do grande homem. Com todo o respeito, se os cães preferem uma esquina movimentada a um rochedo solitário para suas necessidades, por que as pessoas dotadas do nobre impulso de perpetuar seu nome deverão preferir um rochedo notoriamente solitário?! Quando se dá conta, o grande escritor não existe mais por si, mas antes numa simbiose, resultado de uma comunidade de trabalho nacional, no sentido mais refinado, experimentando a mais sublime certeza que a vida nos poderia dar: a de que seu êxito se liga intimamente ao de inúmeras pessoas.

 

Provavelmente é por isso que muitas vezes encontramos como traço geral do grande escritor o seu bom comportamento. O grande escritor só usa uma escrita combativa quando sente ameaçado seu prestígio; no restante, seu comportamento é marcado pelo equilíbrio e benevolência. É tolerante à perfeição com as ninharias que dizem em seu louvor. Não se digna facilmente a comentar outros autores; mas, quando o faz, raramente lisonjeia homens de alto nível, preferindo estimular um desses talentos inofensivos, feitos quarenta e nove por cento de capacidade, e cinqüenta e um por cento de incompetência, e que, devido a essa dosagem, são tão úteis sempre que se precisa de uma força, mas um homem forte poderia prejudicar , que cedo ou tarde terão algum posto influente na literatura.

 

Mas, assim, já não teremos mais do que caracteriza unicamente o grande escritor? Um bom provérbio diz que, onde há pombas, aparecerão outras pombas; é difícil imaginar a agitação da vida de um escritor comum bem antes de ele se tornar um grande escritor, quando ainda é mero resenhista de livros, redator da página literária, produtor de rádio, roteirista de fume ou editor de um jornalzinho literário; muitos deles parecem burrinhos ou porquinhos de borracha com um furo atrás por onde os enchemos de ar. Quando vemos grandes escritores analisando laboriosamente essas circunstâncias, esforçando-se por construir com elas a imagem de um povo trabalhador que honra os seus grandes, não lhes devemos agradecer? Seu interesse enobrece a nossa vida.

 

Tentemos imaginar o contrário: um homem que escreve mas não faz nada disso. Teria de recusar convites cordiais, rejeitar pessoas, avaliar o elogio, não como elogiado mas como juiz, criticar fatos naturais, considerar suspeitas as grandes possibilidades de sucesso só por serem grandes, e nada teria a oferecer como compensação senão acontecimentos indizíveis e imponderáveis dentro de sua cabeça, e a sua obra de escritor, que uma era onde já existem tantos grandes escritores não precisa mesmo valorizar muito! Um homem desses não ficaria à margem da comunidade, tendo de afastar-se da realidade com todas as conseqüências desse ato?!

 

Essa era pelo menos a opinião de Arnheim.

 

(O homem sem qualidades. Tradução de Lya Luft. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989)

 

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